Santarém: a cidade-sede do Encontro

A cidade de Santarém, conhecida como a “Pérola do Tapajós” devido às suas exuberantes praias fluviais que atraem turistas de todo o mundo, fica localizada no Oeste do Pará, distando 876 km de Belém e 739 km de Manaus. Foi fundada em 22 de junho de 1661, sendo uma das cidades mais antigas da região da Amazônia.

De acordo com estimativas do IBGE a partir do Censo de 2010, o município de Santarém tem uma população atual de aproximadamente 295 mil habitantes, sendo o terceiro município mais populoso do estado do Pará, atrás apenas de Belém e Ananindeua.

Possui IDH de 0,691 (IBGE, 2010), ocupando a posição de nº 2327 dentre 5565 municípios brasileiros.

O município tem como principal pilar econômico o setor de serviços e comércio que é responsável por aproximadamente 50% do seu PIB, enquanto o extrativismo corresponde a 35% e a indústria a 15% do PIB.

O transporte aquaviário é o principal meio de locomoção de passageiros. Atualmente 22 empresas, com uma frota total de 33 embarcações, são autorizadas como empresa brasileira de navegação prestando serviços de transporte misto ou de passageiros na navegação interior longitudinal. No ano de 2016, essas empresas movimentaram um total de 37.832 passageiros no Porto de Santarém.

Ademais, o município possui uma posição privilegiada para as exportações brasileiras de grãos para Europa e Ásia por meio de transporte aquaviário. O Porto de Santarém, administrado pela Companhia Docas do Pará, possui capacidade de receber navios de grande porte, com até 10 metros de calado no período da estiagem e de até 16 m de calado no período de cheia dos rios. Tem uma extensão acostável no total de 520 m e 380 m no píer.

O município sancionou o seu Plano Municipal de Resíduos Sólidos sancionado em dezembro de 2015. Entretanto ainda há uma série de problemas associado à gestão dos resíduos.

Atualmente o município é governado pelo prefeito Nélio Aguiar (DEM), com José Maria Tapajós como vice-prefeito.